top of page
CerebrotRANSPARENTE.png
Logo.png
47738802522_3446bbf52a_z.jpg

Eliane Hatherly Paz  . Bolsista PDS-FAPERJ (2018-2019), realiza pós-doutoramento em Comunicação e Estudos da Mídia (ECO-UFRJ). Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo, Doutora e Mestre em Letras (PUC-Rio). Especialização em Book Publishing - Formação Executiva na Indústria do Livro (FGV-RJ) e em Book Publishing (NYU). Criou e coordenou a pós-graduação lato sensu A produção do livro: do autor ao leitor (CCE/PUC-Rio). Experiência profissional no mercado editorial. Pesquisa os temas: campo editorial; história, produção e mercado editoriais; censura e liberdade de expressão; comunicação e tecnologias da informação.

 

Pesquisas desenvolvidas:

O campo cultural dos best-sellers: 50 anos de ‘livros mais vendidos’ na veja (1968-2018)

Resumo: Este projeto objetiva pesquisar meio século de construção das listas de livros mais vendidos no Brasil – através do levantamento de sua publicação no semanário da editora Abril, a revista Veja, desde sua 1ª edição, em 11.09.1968, até a edição comemorativa de seus 50 anos, que circulou em setembro de 2018 – para desvendar as relações em seu espaço social de produção, circulação e consumo e, mais especificamente, as relações entre o campo literário, lugar de sua criação, e o campo jornalístico, lugar de sua maior visibilidade e consagração. Para esse fim, recorro à Teoria Geral do Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu.

PESQUISADORES

Logo2.png

(21) 2275 1647

memento@ufrj.com.br

LogoEco.jpg
LogoEcoPós.jpg

© Copyright 2016 - Memento - Mídia, Memória e Temporalidade

UFRJ.jpg
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 por Memento. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page