



Produção Científica:
https://www.ufrgs.br/lead-producaoeditorial/wp-content/uploads/2015/08/Mein-Kampf.pdf
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2610/9356
Eliane Hatherly Paz . Bolsista PDS-FAPERJ (2018-2019), realiza pós-doutoramento em Comunicação e Estudos da Mídia (ECO-UFRJ). Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo, Doutora e Mestre em Letras (PUC-Rio). Especialização em Book Publishing - Formação Executiva na Indústria do Livro (FGV-RJ) e em Book Publishing (NYU). Criou e coordenou a pós-graduação lato sensu A produção do livro: do autor ao leitor (CCE/PUC-Rio). Experiência profissional no mercado editorial. Pesquisa os temas: campo editorial; história, produção e mercado editoriais; censura e liberdade de expressão; comunicação e tecnologias da informação.
Pesquisas desenvolvidas:
O campo cultural dos best-sellers: 50 anos de ‘livros mais vendidos’ na veja (1968-2018)
Resumo: Este projeto objetiva pesquisar meio século de construção das listas de livros mais vendidos no Brasil – através do levantamento de sua publicação no semanário da editora Abril, a revista Veja, desde sua 1ª edição, em 11.09.1968, até a edição comemorativa de seus 50 anos, que circulou em setembro de 2018 – para desvendar as relações em seu espaço social de produção, circulação e consumo e, mais especificamente, as relações entre o campo literário, lugar de sua criação, e o campo jornalístico, lugar de sua maior visibilidade e consagração. Para esse fim, recorro à Teoria Geral do Campo, do sociólogo Pierre Bourdieu.



