

PESQUISADORES


Maurício da Silva Duarte . Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia (IUPERJ), graduado em Jornalismo (UFF) e História (UFF). É professor de Comunicação Social na Universidade Salgado de Oliveira desde 1996. É o atual assessor de comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, onde também preside a Comissão Regional do Projeto Memória. Principais temas de pesquisa são análise de discursos e mídia, direitos humanos e violência urbana.
Pesquisas desenvolvidas:
Democracia sem povo: usos de fraudes eleitorais e violência nos discursos dos jornais do Rio de Janeiro como forma de deslegitimação da soberania popular.
Resumo: Trata-se de um mapeamento dos escândalos nos jornais do Rio de Janeiro sobre fraudes, formação de currais eleitorais e violência nas comunidades em períodos eleitorais. Busca-se entender os sentidos produzidos e consensos propostos pelos relatos noticiosos e charges dos jornais do Rio em relação ao exercício do voto pela população social e economicamente vulnerável e, secundariamente, pelas minorias sociais. O período estudado vai da primeira eleição pós-redemocratização, em 1982, até a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018.
Foto Cícero Rodrigues



