top of page
CerebrotRANSPARENTE.png

PESQUISADORES

Logo.png
32847572247_b4f6a0339c_z.jpg

Nelson Moreira . Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), graduação em bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Regional, Rural, Empresarial, Científico e Político), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, fontes, revista, imprensa automotiva e poder e assessoria de comunicação..

 

Pesquisas desenvolvidas:

A Volta do por cima de O Dia – A Transformação no período de 1987 a 1997 de um jornal sensacionalista em veículo respeitado e o mais vendido do país.

Resumo: O trabalho visa a mostrar as transformações editoriais, gráficas e industriais que o jornal O Dia, do Rio de Janeiro passou a partir de 1987 ao abandonar o modelo até então consagrado como sendo de um jornal popular, que era apoiado no sensacionalismo, na ênfase à violência, no exótico, nos textos romanceados, nas manchetes de duplo sentido e no uso de imagens consideradas chocantes ou grotescas, para passar a, mesmo sem abandonar a característica de veículo regional e voltado para as classes C e D, a ser um veículo considerado sério e que alcançou sucesso com aumento da venda de exemplares e da receita de publicidade. A pesquisa visa ainda, a partir do exemplo de O Dia, discutir o conceito de jornalismo popular.

Foto Cícero Rodrigues

Logo2.png

(21) 2275 1647

memento@ufrj.com.br

LogoEco.jpg
LogoEcoPós.jpg

© Copyright 2016 - Memento - Mídia, Memória e Temporalidade

UFRJ.jpg
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 por Memento. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page